Desde muito cedo, quando ainda lhe remoía a dúvida atroz entre fazer carreira na área da saúde ou ser jornalista, Clovis Naconecy percebeu que seu barato era lidar com a criatividade. Como prevaleceu a Odontologia, foi nela que resolveu cavar seu nicho e abordar o novo, mesmo que na microdimensão dos procedimentos cotidianos.
Depois de alguns anos navegando na clínica geral, os ventos acabaram por dobrar as velas do seu destino na direção do gerenciamento na área de plano de saúde, e foi nesta praia que promoveu alguns empreendimentos inovadores e de sucesso. Tornou factíveis ideias como encartar o rol de credenciados de um programa numa revista cheia de atrativos, reportagens e informações estratégicas, sem ônus para a direção nem para beneficiários. Transformou sacadas simples e instantaneamente exitosas, como instaurar o ranking de credenciados baseado numa avaliação ponderada de seus usuários foi outra iniciativa para chacoalhar o marasmo, servir de referência e incentivar a saudável competição da qualidade entre os profissionais da saúde.
Gaúcho de Porto Alegre -RS, radicado desde pequeno em São Paulo -SP, esteve sempre em contato com a realidade clínica em seu consultório particular, desde 1979, que o mantém, também, à custa de cursos frequentes, atualizado e antenado com as novidades incorporadas à profissão. Em sua rica trajetória, esteve à frente do setor odontológico das indústrias Evadin Amazônia (Mitsubishi) de 1985 a 1993, do Pasbc (Banco Central) em São Paulo de 1996 até 2012, e fez parte do corpo de profissionais da Unidas, entidade que congrega instituições com autogestão em programas de saúde e provoca discussões salutares para o refinamento desse instituto que veio para ficar – o dos planos de saúde.
Foi justamente a interface cotidiana com colegas – observando a carência de algumas informações importantes, e de dissonâncias no exercício da ética entre profissionais e clientes – que inspirou a realização de seu livro Cirurgião-Dentista: Guia A-Z de Sobrevivência (na Era dos Planos de Saúde), editado pela Editora Atheneu em 2009 e adotado como referência em mais de 40 faculdades.
A ideia, que havia tomado corpo e abrangência, foi aumentada e atualizada para estar disponível, com alguns importantes temperos, neste site.
A aventura que permeou a costura dos quase 500 verbetes assemelha-se a um case de marketing. A realização do roteiro superou verdadeira fogueira de vaidades, exigiu persistência de repórter para desvendar os caminhos das pedras de muitas rotinas dificilmente reveláveis. Por fim, privilegiou o aspecto pragmático das coisas – inerente a todo bom guia.
Se a profissão atravessa fase crítica, que questiona o favorecimento injustificado da quantidade em detrimento da qualidade nos anos recentes, o autor prefere a se alinhar entre os construtivos. As indagações e comentários que percorrem esse trabalho eminentemente prático e informativo pretendem viabilizar as inúmeras vocações que saem dos bancos de faculdade ansiosos por realização, ávidas por empreender.
Em toda crise, há os que choram e os que aproveitam para vender lenços. Com a confecção desse site, Naconecy deixa claro que não perfila entre os adeptos da inércia, conformismo ou vitimismo.
Por sua vez, esses temas foram acondicionados em quatro macrotemas no site, para melhor localizar os assuntos e para serem dispostos com mais clareza na página de abertura. São eles:
Pensar o NEGÓCIO (com os temas 1 e 2)
Construir a CARREIRA (com os temas 3, 4 e 5)
Planejar a INSERÇÃO (com os temas 6, 7 e 8)
Focar o SUCESSO (com os temas 9, 10, 11 e 12)
Como, diferentemente do livro, o site tem também essa índole comercial, foi acrescentado a esses temas básicos, no primeiro template, uma outra subdivisão, privilegiadamente, que foi chamada de EQUIPAMENTOS/MATERIAIS (com 17 subitens, divididos em Uso Contínuo e os mais permanentes).
Entre ser produtor de conteúdo e potencializador de praticidade para profissionais e estudantes da área, o site TudoDeOdonto vai se desdobrar e esmerar sempre entre os dois desígnios.